Lâmpadas LED e Placas Solares. Uma rápida abordagem sobre fabricação, descarte e impactos na natureza.

    O LED é um componente eletrônico semicondutor que utiliza a mesma tecnologia empregada nos chips de computadores e transforma energia elétrica em luz.Os principais materiais semicondutores utilizados são o Silício e o Germânio e não são prejudiciais ao meio ambiente. 
     O consumo de energia das luminárias LED é significativamente inferior ao lâmpadas convencionais. O calor emitido pela geração de luz é muito menor que qualquer outra tecnologia, tais como fluorescente ou incandescente. 
    O LED pode ser descartado sem necessidade de uma destinação final especial, pois cerca de 97% dos materiais de sua composição não contém materiais pesados e são recicláveis. Além disso, sua alta durabilidade em relação às outras tecnologias de iluminação promove uma redução significativa na reposição das lâmpadas, consequentemente reduzindo seu próprio descarte.
    As energias limpas, também chamadas como renováveis, são alternativas para reduzir o impacto causado no meio ambiente pela geração de energia elétrica. Entre as principais destaca-se o crescimento da geração de energia fotovoltaica. 
     As células fotovoltaicas são produzidas com materiais semicondutores e no seu processo de geração de energia não emite dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e nem dióxido de carbono, gases poluentes e altamente nocivos à saúde humana, que contribuem para o aquecimento global. Além disso, a energia solar apresenta vantagem em relação a outras fontes renováveis (ex: hidrelétrica), por requerer áreas com extensões menores para geração.
    A vida útil estimada dos painéis utilizados para captar a energia solar é superior a 25 anos. Estudos indicam que em 2050 o número de equipamentos desativados seja equivalente aos produtos novos instalados. Quando os painéis chegarem ao final de sua vida útil o reaproveitamento dos seus equipamentos em outras funcionalidades será usual.
    É senso comum que nenhuma fonte de energia está livre de impactos ambientais. Entre as opções de energias renováveis, a energia solar encontra-se em posição vantajosa, pois ao longo de sua vida útil seus impactos ao meio ambiente são menores que as demais fontes de energia e considerados pequenos, pois estão mais relacionados ao transporte dos equipamentos do que a operação e manufatura dos mesmos.

 

 

Paulo Sônego - Diretor Comercial

+55 54 3536-7311

Criado por SGauer Web